Dúvidas frequentes

1. Onde posso validar os documentos?

Os documentos só podem ser validados no site oficial: https://assinaturadigital.iti.gov.br/ (indicado nos documentos). Se imprimir, não será possível fazer a validação.
O Adobe Reader® identifica e valida a assinatura digital mas não faz a verificação se o assinante é um médico habilitado, por isso é importante utilizar o site oficial.

2. Doutor Prescreve é um PEP?

Não, e por não ser um PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), não mantemos os dados do paciente ou histórico de atendimentos e prescrições. As prescrições geradas na Doutor Prescreve ficam disponíveis por pouco tempo, por isso é importante, para seu controle, salvar e enviar o arquivo para o paciente.

3. Onde fica o QRCode?

Acrescentamos o QRCode aos formulários padronizados do CFM no canto superior direito dos documentos assinados. No entanto, esse QRCode é válido por apenas alguns dias (indicado ao laco do QRCode). Se precisar do arquivo por mais tempo, salve o PDF, pois ele tem a assinatura digital que continua válida mesmo após o QRCode deixar de funcionar. (veja em QRCode)

4. Como coloco a logo da minha clínica?

Ainda estamos trabalhando para permitir isso.
(veja Novidades)

5. Fica em branco no celular?

Alguns aplicativos não conseguem mostrar o conteúdo na pré-visualização do PDF no celular (é o caso do WhatsApp). Basta abrir o documento. Se ainda não conseguir ver, instale o Adobe Reader no celular.

6. E se a farmácia recusar?

Sabemos que algumas farmácias ainda não reconhecem o padrão definido pelo CFM. Nestes casos, sugerimos procurar o CFM ou o CFF para que instruam adequadamente a farmácia. Maiores informações no site oficial: https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

7. Posso assinar outros documentos?

Sim, utilize a opção Assinar Documento Existente para assinar prescrições e também outros tipos de documentos, como recibos e outras solicitações.

8. Como ter uma segunda página?

Se a prescrição ou solicitação de exames, por exemplo, forem muito grandes e não couberem no formulário padrão, a opção é fazer um segundo documento pois o modelo não suporta acrescentar páginas.
Também é possível gerar um PDF em outro sistema ou editor de texto e assinar na Doutor Prescreve.

9. Cortou meu nome, e agora?

Basta ajustar o carimbo virtual para um tamanho adequado.

10. Validador recusou minha assinatura

Provavelmente o sistema validador está com a lista de profissionais desatualizada. Procure o CFM e informe que o validador do ITI/CFM está recusando seu registro.

11. Onde coloco minha assinatura digitalizada?

Por enquanto só temos a opção de carimbo virtual para os formulários do CFM. Ainda estamos trabalhando para permitir colocar sua assinatura digitalizada no carimbo.
Já os documentos gerados em outros sistemas ou editores de texto devem ter a assinatura digitalizada inserida antes de assinar aqui na Doutor Prescreve.
(veja Novidades)

12. Como enviar ao paciente por email?

No computador, salve o arquivo e envie para o paciente usando seu email. No celular, a maioria dos modelos mostrará a opção de compartilhar o arquivo assinado, basta escolher a melhor forma.
Ainda estamos trabalhando para permitir o envio automático por email.
(veja Novidades)

13. Outros locais de atendimento

Para emitir prescrições com dados de outro local de atendimento, altere seu cadastro na opção Meus Dados.

14. Como usar certificado de outra empresa?

Ainda estamos trabalhando para aceitar outros certificados em nuvem.